Quando falamos sobre gatilhos, nós estamos nos referimos a respostas mentais originadas por quaisquer estímulos. Estímulos esses ligados a emoções, pensamentos e principalmente comportamentos.
Energia Solar Fotovoltaica em Belo Horizonte
Trazendo para o contexto que iremos abordar, podemos considerar que os gatilhos são situações e/ ou sentimentos que nos levam a comer de maneira descompensada, repetir automaticamente e às vezes até inconscientemente ações que cooperam para o ganho de peso e a redução da qualidade de vida e saúde. Pessoas diferentes têm gatilhos diferentes, ou seja, ele se manifesta em cada um de maneira individual. Para algumas pessoas, o tédio é um gatilho; outras, é o estresse; e algumas pessoas é uma festa, e tem umas que é a solidão.
Não importa quais são seus gatilhos individuais, o que importa, é você entender que eles impedem e paralisam os seus passos em busca de uma melhor qualidade de vida e de um emagrecimento bem-sucedido. Se você já tentou perder peso, e não obteve sucesso, uma das coisas que impediram isso, foi o fato de você nunca ter aprendido a identificar ou controlar esses gatilhos que reproduziam repetidas vezes, situações e sentimentos que você só executava o comando sem perceber.
Você nunca transformou o: “Estou fora de controle” em “Não, estou no controle”. Veja se você consegue se identificar este padrão: ele começa lentamente. Situações que te fazem voltar a consumir alguns dos alimentos que você havia abdicado durante a dieta. Talvez você esteja no cinema, ou se sinta estressado, ou simplesmente sinta o cheiro de um pão quentinho da padaria. Você sente aquela vontade de comer “só um pouquinho”, acreditando que está no controle total desses alimentos. No entanto, o “só um pouquinho” logo se transforma em “um pouco mais” e depois progride rapidamente para “muito mais”. Antes que você perceba, você está de volta ao ponto de partida em termos de controle alimentar. Então, seu peso começa a subir lentamente.
A realidade é que certos alimentos, especialmente comidos em determinados lugares ou enquanto experimenta sentimentos específicos, ainda têm o poder de controlá-lo. Afinal o gatilho é isso! “É o dispositivo que ao ser acionado, faz você repetir o mesmo hábito ruim que já está instalado. Então, como transformar “Estou fora de controle” em “Não, estou no controle.”?
Como qualquer mudança comportamental, aprender a identificar o que aciona os gatilhos é um processo importante. Conscientizar-se da influência dos gatilhos e reconhecer que eles o estão impedindo de você conquistar seus objetivos, é o ponto de partida para este processo. Depois disso, ele pode ser dividido em outras quatro etapas que irão te ajudar a entender e aprender como perder peso e mantê-lo para sempre.
Identificar os alimentos, situações e sentimentos que desencadeiam o comer excessivo inconsciente é o primeiro passo. A melhor maneira de fazer isso é usando um diário. Você pode dividi-lo em três seções para cada um de seus alimentos desencadeadores, situações e sentimentos, ou apenas anotar tudo em um lugar.
Depois de identificar uma série de alimentos desencadeadores, sentimentos e situações, o próximo passo é decidir que aprenderá a controlá-los. Acredite na sua capacidade de fazer isso.
Não apenas por um dia, uma semana ou um mês. Não apenas enquanto você está tentando perder peso, mas até que consiga controlar o hábito alimentar condicionado e, em alguns casos, isso pode significar permanentemente. O verdadeiro controle significa que você, e não o gatilho, decide onde, quando e o que comer.
4) A prática de controlar os gatilhos de perda de peso requer prática. Agora que você compreende os gatilhos, coloque em prática o que aprendeu, por exemplo:
* Situações de gatilho
– “Eu costumava comer “x” enquanto assistia à TV”.
– Escreva quais eram suas comidas favoritas quando era criança, adolescente, adulto jovem e agora. Eles mudaram? Para a maioria das pessoas, sim, o que nos diz que as papilas gustativas podem mudar com o tempo e com a escolha. Pense em como você aprendeu a gostar do sabor do café e da cerveja, por exemplo.
– Escreva vários de seus sentimentos desencadeadores e diga por que você reage à comida dessa maneira. Por exemplo, “Eu como depois de uma situação estressante porque a comida me acalma.”
Lembre-se de que perder peso e manter uma dieta alimentar envolve lidar com os gatilhos, fique atento e pense antes de comer. Você pode encontrar a liberdade de estar no comando de si mesmo.
E você, está com dificuldade em emagrecer?
Nossa equipe multidisciplinar poderá te ajudar!
Bacharel e licenciatura em Educação Física
• Ex atleta de futebol
13 anos de experiência no mercado:
• Futebol (America-MG);
• Atletismo (Federação Mineira de Atletismo);
• MMA (Gordin Fight Team);
• Preparador físico individual de atletas de futebol;
• Personal Trainer (10 anos de experiência com foco em emagrecimento e hipertrofia);
• Co-fundador Metodologia Fitburn.
Bacharel em Educação Física
Mais de 15 anos de experiência no mercado sendo eles:
• Ciência Esportiva (Cuba);
• Iniciação Esportiva (EUA);
• Futebol (Cruzeiro-MG);
• Atletismo (Federação Mineira de Atletismo);
• MMA ( Gordin Fight Team );
• Preparador Físico Personalizado (Clube Atlético Mineiro- Feminino);
• Personal Trainer ( 10 anos de experiência );
• Co-Fundador Metodologia Fitburn;
• Guia de montanha e montanhista.
Licenciado e bacharel em Educação Física com 5 anos de experiência
• Sistema de Treinamento esportivo individualizado;
• Avaliação Física e Postural;
• Hipertrofia total;
• Preparação física para esportes coletivos;
• Treinamento funcional;
• Musculação Funcional;
• Treinador Método CONTROL FIT;
• Personal Trainer.
Bacharel em Educação Física
Especialista em Medicina Esportiva
Com oito anos de experiência no mercado sendo esses anos designados a:
•Treinamento de Força e cuidados com a Saúde na 3ª Idade (PBH);
•Avaliadora Física e Postural (Rede Pratique Fitness);
•Com formação certificada em Treinamento Funcional pelo Core 360º, Emagrecimento, Inteligência Emocional (IBC) e Coaching e Mentoring (FGV);
•Consultora Fitness com protocolos e acompanhamento online e autora do e-book “Emagrecimento. Finalmente, o caminho correto!”.
Bacharel em Educação Física e ex atleta de categoria de base
Mais de 5 anos de experiência, com foco em treinamento funcional e Personal Trainer, além de conhecimentos em treinamentos especializados e reabilitação para idosos e acompanhamento infantil.
Pedagoga com pos graduação em psicopedagogia
Com mais de 10 anos de experiência em gestão de academia.
Nutricionista
Nutrição hospitalar, nutrição ambulatorial, nutrição esportiva, terapia nutricional.
Metodologia própria com monitoramento de frequência cardíaca e calorias gastas em tempo real – Aulas dinâmicas – Somente até 6 alunos por turma – Ambiente exclusivo – Metas traçadas junto ao aluno – Os resultados são percebidos logo nas primeiras sessões.
Atendimento e acompanhamento individualizado
Maior atenção na supervisão e correção dos exercícios
Inúmeras possibilidades de variações dos exercícios
Escolha de horários compatíveis com a disponibilidade e rotina diária do Cliente
Elaboração de programas com objetividade e eficiência, atendendo às expectativas do cliente e sua individualidade biológica
Dicas e experiências pessoais são importantes, mas só um nutricionista sabe exatamente quais alimentos vão lhe ajudar a alcançar seus objetivos na academia. Muitos problemas no seu corpo podem estar sendo causados pela má alimentação, ou dieta errada para seu corpo.
A bioimpedância é um exame de fácil realização, permitindo conhecer não só a quantidade, mas a distribuição da gordura corporal e da massa magra de um indivíduo. O novo aparelho disponível no nosso espaço tem a tecnologia INBODY, que permite uma análise rápida e precisa da composição corporal, detalhando os resultados de forma segmentada.
A forma com que a gordura corporal se distribui no organismo tem implicações diretas nas condições de saúde a curto e longo prazo. Mesmo pessoas com peso considerado normal pelo cálculo de IMC (Índice de massa corporal ) podem desenvolver doenças que são comuns aos indivíduos com excesso de peso. Esse risco aumentado ocorre quando existe uma desproporção do conteúdo de gordura corporal em relação á massa magra, especialmente se a gordura estiver mais concentrada no tronco.
Os seguintes resultados são fornecidos pelo aparelho:
Água corporal total
Proteína
Densidade Óssea
Massa de gordura corporal
Massa muscular esquelética
IMC
Índice de Massa