Um novo estudo aponta a própria obesidade como culpada. Uma análise de milhares de pacientes tratados em um sistema de saúde do sul da Califórnia identificou a obesidade extrema como o principal fator de risco de morte entre os pacientes da Covid-19. Mais surpreendentemente, entre os adultos mais jovens e de meia-idade até 60 anos ou menos, e particularmente entre os homens.
Entre as mulheres com a doença, o índice de massa corporal – uma medida da gordura corporal com base na altura e no peso – não parece estar independentemente associado a um risco aumentado de morrer em qualquer idade, disseram os autores, possivelmente porque as mulheres têm peso diferente do que homens, que tendem a ter mais gordura visceral e abdominal. O estudo foi publicado na revista Annals of Internal Medicine.
A obesidade e o coronavírus são uma combinação perigosa por uma série de razões.
A obesidade causa restrição à respiração, tornando mais difícil limpar a pneumonia e outras infecções respiratórias. A gordura é biologicamente ativa e uma fonte de produtos químicos pró-inflamatórios, promovendo um estado de inflamação crônica no corpo antes mesmo de Covid-19 se instalar. A obesidade causa alterações metabólicas e anormalidades, mesmo na ausência de diabetes.
O estudo não é o primeiro a apontar a obesidade como responsável pelas mortes de Covid-19 em pessoas mais jovens. Embora os primeiros relatórios da China e da Itália não enfocassem a obesidade como um fator de risco independente, os médicos de outras partes do mundo, onde a obesidade é mais prevalente, foram rápidos em perceber que os indivíduos mais jovens que ficavam muito doentes frequentemente eram obesos.
Apenas 6% da população chinesa é obesa, em comparação com 20% da população da Itália, 24% da Espanha e 20% no Brasil. Os Estados Unidos, por outro lado, têm uma das maiores taxas de obesidade do mundo, 42%, e consequentemente o país com maior taxa de mortalidade do Covid-19.
Há muito trabalho que podemos fazer para combater melhor a Covid e muito que podemos fazer para melhorar nossas estratégias contra a obesidade, alimente bem, exercite-se, mude seus hábitos !
A academia é seu melhor remédio!
Estamos aqui para te ajudar!
Gustavo Santana, Fitburn.
Metodologia própria com monitoramento de frequência cardíaca e calorias gastas em tempo real – Aulas dinâmicas – Somente até 6 alunos por turma – Ambiente exclusivo – Metas traçadas junto ao aluno – Os resultados são percebidos logo nas primeiras sessões.
Atendimento e acompanhamento individualizado
Maior atenção na supervisão e correção dos exercícios
Inúmeras possibilidades de variações dos exercícios
Escolha de horários compatíveis com a disponibilidade e rotina diária do Cliente
Elaboração de programas com objetividade e eficiência, atendendo às expectativas do cliente e sua individualidade biológica
Dicas e experiências pessoais são importantes, mas só um nutricionista sabe exatamente quais alimentos vão lhe ajudar a alcançar seus objetivos na academia. Muitos problemas no seu corpo podem estar sendo causados pela má alimentação, ou dieta errada para seu corpo.
A bioimpedância é um exame de fácil realização, permitindo conhecer não só a quantidade, mas a distribuição da gordura corporal e da massa magra de um indivíduo. O novo aparelho disponível no nosso espaço tem a tecnologia INBODY, que permite uma análise rápida e precisa da composição corporal, detalhando os resultados de forma segmentada.
A forma com que a gordura corporal se distribui no organismo tem implicações diretas nas condições de saúde a curto e longo prazo. Mesmo pessoas com peso considerado normal pelo cálculo de IMC (Índice de massa corporal ) podem desenvolver doenças que são comuns aos indivíduos com excesso de peso. Esse risco aumentado ocorre quando existe uma desproporção do conteúdo de gordura corporal em relação á massa magra, especialmente se a gordura estiver mais concentrada no tronco.
Os seguintes resultados são fornecidos pelo aparelho:
Água corporal total
Proteína
Densidade Óssea
Massa de gordura corporal
Massa muscular esquelética
IMC
Índice de Massa