Um novo estudo aponta a própria obesidade como culpada. Uma análise de milhares de pacientes tratados em um sistema de saúde do sul da Califórnia identificou a obesidade extrema como o principal fator de risco de morte entre os pacientes da Covid-19. Mais surpreendentemente, entre os adultos mais jovens e de meia-idade até 60 anos ou menos, e particularmente entre os homens.
Entre as mulheres com a doença, o índice de massa corporal – uma medida da gordura corporal com base na altura e no peso – não parece estar independentemente associado a um risco aumentado de morrer em qualquer idade, disseram os autores, possivelmente porque as mulheres têm peso diferente do que homens, que tendem a ter mais gordura visceral e abdominal. O estudo foi publicado na revista Annals of Internal Medicine.
A obesidade e o coronavírus são uma combinação perigosa por uma série de razões.
A obesidade causa restrição à respiração, tornando mais difícil limpar a pneumonia e outras infecções respiratórias. A gordura é biologicamente ativa e uma fonte de produtos químicos pró-inflamatórios, promovendo um estado de inflamação crônica no corpo antes mesmo de Covid-19 se instalar. A obesidade causa alterações metabólicas e anormalidades, mesmo na ausência de diabetes.
O estudo não é o primeiro a apontar a obesidade como responsável pelas mortes de Covid-19 em pessoas mais jovens. Embora os primeiros relatórios da China e da Itália não enfocassem a obesidade como um fator de risco independente, os médicos de outras partes do mundo, onde a obesidade é mais prevalente, foram rápidos em perceber que os indivíduos mais jovens que ficavam muito doentes frequentemente eram obesos.
Apenas 6% da população chinesa é obesa, em comparação com 20% da população da Itália, 24% da Espanha e 20% no Brasil. Os Estados Unidos, por outro lado, têm uma das maiores taxas de obesidade do mundo, 42%, e consequentemente o país com maior taxa de mortalidade do Covid-19.
Há muito trabalho que podemos fazer para combater melhor a Covid e muito que podemos fazer para melhorar nossas estratégias contra a obesidade, alimente bem, exercite-se, mude seus hábitos !
A academia é seu melhor remédio!
Estamos aqui para te ajudar!
Gustavo Santana, Fitburn.
Bacharel e licenciatura em Educação Física
• Ex atleta de futebol
13 anos de experiência no mercado:
• Futebol (America-MG);
• Atletismo (Federação Mineira de Atletismo);
• MMA (Gordin Fight Team);
• Preparador físico individual de atletas de futebol;
• Personal Trainer (10 anos de experiência com foco em emagrecimento e hipertrofia);
• Co-fundador Metodologia Fitburn.
Bacharel em Educação Física
Mais de 15 anos de experiência no mercado sendo eles:
• Ciência Esportiva (Cuba);
• Iniciação Esportiva (EUA);
• Futebol (Cruzeiro-MG);
• Atletismo (Federação Mineira de Atletismo);
• MMA ( Gordin Fight Team );
• Preparador Físico Personalizado (Clube Atlético Mineiro- Feminino);
• Personal Trainer ( 10 anos de experiência );
• Co-Fundador Metodologia Fitburn;
• Guia de montanha e montanhista.
Licenciado e bacharel em Educação Física com 5 anos de experiência
• Sistema de Treinamento esportivo individualizado;
• Avaliação Física e Postural;
• Hipertrofia total;
• Preparação física para esportes coletivos;
• Treinamento funcional;
• Musculação Funcional;
• Treinador Método CONTROL FIT;
• Personal Trainer.
Bacharel em Educação Física
Especialista em Medicina Esportiva
Com oito anos de experiência no mercado sendo esses anos designados a:
•Treinamento de Força e cuidados com a Saúde na 3ª Idade (PBH);
•Avaliadora Física e Postural (Rede Pratique Fitness);
•Com formação certificada em Treinamento Funcional pelo Core 360º, Emagrecimento, Inteligência Emocional (IBC) e Coaching e Mentoring (FGV);
•Consultora Fitness com protocolos e acompanhamento online e autora do e-book “Emagrecimento. Finalmente, o caminho correto!”.
Bacharel em Educação Física e ex atleta de categoria de base
Mais de 5 anos de experiência, com foco em treinamento funcional e Personal Trainer, além de conhecimentos em treinamentos especializados e reabilitação para idosos e acompanhamento infantil.
Pedagoga com pos graduação em psicopedagogia
Com mais de 10 anos de experiência em gestão de academia.
Nutricionista
Nutrição hospitalar, nutrição ambulatorial, nutrição esportiva, terapia nutricional.
Metodologia própria com monitoramento de frequência cardíaca e calorias gastas em tempo real – Aulas dinâmicas – Somente até 6 alunos por turma – Ambiente exclusivo – Metas traçadas junto ao aluno – Os resultados são percebidos logo nas primeiras sessões.
Atendimento e acompanhamento individualizado
Maior atenção na supervisão e correção dos exercícios
Inúmeras possibilidades de variações dos exercícios
Escolha de horários compatíveis com a disponibilidade e rotina diária do Cliente
Elaboração de programas com objetividade e eficiência, atendendo às expectativas do cliente e sua individualidade biológica
Dicas e experiências pessoais são importantes, mas só um nutricionista sabe exatamente quais alimentos vão lhe ajudar a alcançar seus objetivos na academia. Muitos problemas no seu corpo podem estar sendo causados pela má alimentação, ou dieta errada para seu corpo.
A bioimpedância é um exame de fácil realização, permitindo conhecer não só a quantidade, mas a distribuição da gordura corporal e da massa magra de um indivíduo. O novo aparelho disponível no nosso espaço tem a tecnologia INBODY, que permite uma análise rápida e precisa da composição corporal, detalhando os resultados de forma segmentada.
A forma com que a gordura corporal se distribui no organismo tem implicações diretas nas condições de saúde a curto e longo prazo. Mesmo pessoas com peso considerado normal pelo cálculo de IMC (Índice de massa corporal ) podem desenvolver doenças que são comuns aos indivíduos com excesso de peso. Esse risco aumentado ocorre quando existe uma desproporção do conteúdo de gordura corporal em relação á massa magra, especialmente se a gordura estiver mais concentrada no tronco.
Os seguintes resultados são fornecidos pelo aparelho:
Água corporal total
Proteína
Densidade Óssea
Massa de gordura corporal
Massa muscular esquelética
IMC
Índice de Massa